sexta-feira, 24 de setembro de 2010

D2 privilegia o Bezerra da Silva satírico em homenagem


Foto: Divulgação
O primeiro samba gravado por Marcelo D2 foi ao lado do amigo Bezerra da Silva: “Confesso que fiquei um pouco nervoso", revelou o cantor
 Marcelo D2 conta que ficou amigo do sambista Bezerra da Silva (1927-2005) em 1994, antes mesmo de lançar o primeiro álbum como líder do grupo Planet Hemp, e que a amizade se estreitou mais em 1998, quando o pai do rapper carioca morreu. “Bezerra foi muito bacana comigo. Sabia que eu adorava, me ligou e disse: ‘Vem cá, que a Regina vai fazer um feijão branco com dobradinha para você’”, lembra.
Em 1997, os integrantes do Planet haviam sido presos por suposta apologia ao uso de maconha nas letras de seus raps. Também em 1998, Bezerra retomou um samba de 1992, "Garrafada do Norte", adaptando um dos versos para “o Planet Hemp quer saber por que é que essa erva é proibida”. Mais tarde, em 2003, convidou o amigo mais jovem para gravar com ele a mesma canção. “Foi a primeira vez que gravei cantando samba”, afirma D2, referindo-se ao fato de que seus raps, ainda que sempre influenciados pelo samba, são falados, e não cantados. “Confesso que fiquei um pouco nervoso, quando chegou a hora de gravar a voz. Mas na rua eu canto mais samba que rap, foi tranquilão.”
O ciclo fecha-se agora, com o lançamento de "Marcelo D2 Canta Bezerra da Silva", seu primeiro disco de samba, digamos, ortodoxo (“acho que vai ser o único”, diz) – e, por consequência, seu primeiro trabalho sem rap e inteiramente cantado à moda antiga. “Mexi muito pouco nos arranjos, a intenção era fazer uma homenagem, algo que ele gostasse de ouvir”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário