sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Gainsbourg e Lennon são atrações no Festival do Rio

Entre as centenas de opções na programação do Festival do Rio 2010, estão pérolas para quem se interessa em conhecer um pouco mais sobre astros da música e outros nem tão estrelados assim. Os dois principais destaques são filmes muito aguardados no Brasil: as cinebiografias do cantor francês Serge Gainsbourg e do ex-beatle John Lennon.
Exibido este ano na França, onde foi visto por mais de um milhão de pessoas, "Gainsbourg - Vida Heróica" retrata a vida conturbada do cantor, desde sua infância numa Paris ocupada pelos nazistas, passado pelo sucesso na década de 1960 e a morte aos 62 anos. O papel de Gainsbourg ficou a cargo do ator Éric Elmosnino, um sósia impressionante. Casos célebres e tórridos do cantor com Brigitte Bardot e Jane Birkin não foram poupados.


Foto: Divulgação
"Gainsbourg - Vida Heróica"
John Lennon, que completaria 70 anos em 9 de outubro, comparece no festival com dois filmes. "O Garoto de Liverpool", estreia na direção da artista plástica Sam Taylor-Wood, resgata a adolescência conturbada do músico (interpretado por Aaron Johson, de Kick-Ass) – seus problemas com a tia (Kristin Scott Thomas), que o criou desde criança, a mãe ausente, os problemas no colégio e a banda que criou amigos da cidade, entre eles um garoto mais novo, Paul McCartney.
Já o documentário "LENNONYC" mostra a chegada de Lennon e Yoko Ono a Nova York no início da década de 1970 e traz imagens inéditas da carreira solo: vídeos caseiros, depoimentos de Yoko e o filho Sena, o trabalho em estúdio do álbum Double Fantasy e shows raros. O filme estreia no final de novembro na TV norte-americana.


Foto: Divulgação
Nana Caymmi em "Rio Sonata"
"Ride Rise Roar - David Byrne em concerto" flagra o antigo líder do Talking Heads entre 2008 e 2009, na turnê que fez com músicas compostas em parceria com Brian Eno. O artista solo, produtor e escritor fala sobre os bastidores do show e como foi dividir o palco com uma companhia de dança. Cenas dos ensaios e apresentações são fartas. O ator norte-americano John Turturro (Transformers, Barton Fink), por sua vez, mergulhou no mundo musical de Nápoles e emergiu com "Passione", uma mistura de personagens reais e imaginários, exibida no Festival de Veneza.
Mais novo fruto da safra de documentários musicais de olho no Brasil, "Rio Sonata" foca Nana Caymmi, mas pelas lentes do francês Georges Gachot, que já havia dirigido "Maria Bethânia – Música é Perfume" em 2005. O filme segue a filha de Dorival pelas ruas da capital carioca e recolhe depoimentos de muitos amigos, entre eles a própria Bethânia, Milton Nascimento e Gilberto Gil, seu ex-marido.


Foto: Divulgação
Keith Richards à vontade em "Stones in Exile"
Na programação do festival, também estão dois longas já disponíveis em DVD no Brasil – "Rush, Além do palco iluminado" (disponível nas lojas com o nome em inglês, "Beyond the Lighted Stage") e "Stones In Exile". O primeiro é um belo aquecimento para os shows que o Rush faz no país no início de outubro: muitas imagens raras da banda canadense, mostrando o início e as relações dentro do grupo, e entrevistas com fãs declarados, de Gene Simmons, do Kiss, passando por Kirk Hammett (Metallica), Billy Corgan (Smashing Pumpkins) e Trent Reznor (Nine Inch Nails).
Exibido pela primeira vez em Cannes, "Stones In Exile" documenta as gravações, em 1972, do lendário álbum Exile on Main St., durante uma temporada do grupo numa mansão da riviera francesa, cercado por amigos, mulheres e drogas, muitas drogas. Chance rara de assistir ao filme no cinema, que pode ser comprado separadamente ou junto com uma edição especial do relançamento do disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário